Pino


História

O Mutualismo nasce da necessidade humana de entreajuda e solidariedade. A génese deste Movimento está ligado às confrarias medievais. No entanto, as primeiras Mutualistas surgiram apenas nos anos trinta do século XIX. O seu nascimento sucede como consequência das novas ideias liberais e com o objectivo de melhorar a situação das classes trabalhadoras. A primeira lei Mutualista foi apenas promulgada em 1891, que desde sempre viveu privada do apoio dos governantes. O Movimento Mutualista rapidamente se adaptou e habituou a esta realidade, crescendo e alastrando por todo o país, com especial relevo no Norte. Nos dias de hoje as Associações Mutualistas, dedicam-se a melhorar as condições de vida dos seus associados, ao nível da saúde, da cultura e da proteção social.

Fundada em 1 de Maio de 1905, na cidade do Porto, A Vencedora – Associação de Socorros Mútuos, com a sua sede provisória na Rua S. Roque da Lameira, tinha como finalidade principal a concessão, por morte dos seus associados e familiares, de um subsídio de funeral ou mesmo a execução do serviço fúnebre. Mais tarde, em 1971, fruto do crescimento da sua atividade, instalou-se num edifício próprio, na Rua da Firmeza, nº 48, no Porto, sendo aí a sua sede atual.

Em 2001 lançou a sua primeira especialidade médica - Dentária - disponível em instalações próprias e logo um mês depois criou a segunda em especialidade: Oftalmologia. Em 2007 abre o consultório de Pediatria e mais recentemente, em 2015, lança a especialidade de Clínica Geral.